segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Maçonaria - Conspirações (PARTE 3)

+A +/- -A



“Maçons estão planejando dominar o mundo! Eles formam a Nova Ordem Mundial!”, “Em seus rituais de iniciação, eles cospem em imagens de Cristo e adoram a um deus chifrudo com cara de cabrito!”, “Maçons são os novos Templários.”...

Essas são frases que qualquer um pode ler em sites de conspiração, ouvir por aí... Todas essas frases atestam o quanto a maçonaria está envolvida em boatos e, mais importante, o quanto ela é mal compreendida. Nenhuma dessas teorias conspiratórias resiste a uma análise detalhada. Tentarei mostrar o que é fato e o que é ficção nos boatos mais populares.

Inúmeras vezes já ouvi pessoas [geralmente religiosas] falando que os rituais maçônicos são extremamente macabros, que possuem partes em que figuras cristãs são difamadas e que existe uma entidade que eles adoram que possui cara de bode, chifres e etc. Bom, a maçonaria não é como a Igreja Católica, que possui uma espécie de central de comandos, o Vaticano, e que todas as demais filiais espalhadas pelo mundo, obedecem. Isso faz com que as lojas maçônicas tenham relativa liberdade em suas reuniões, abordagem de temas e rituais. O que se observa é que apesar disso, elas seguem praticamente o mesmo padrão em todos esses aspectos, especialmente em seus rituais, que se baseiam no rito escocês, que por sinal, se iniciou na loja de Londres. Esse tal rito é baseado na lenda de Hiram Abiff [comentei no post sobre a origem], e na fuga dos Cavaleiros Templários da França para a Inglaterra, na Idade Média, a partir do início das execuções ordenadas pelo Rei francês e pela Igreja. Não há conhecimento de lojas maçônicas que destoem tão agressivamente do rito escocês a ponto de adorarem bodes ou cuspirem em símbolos cristãos. Não que seja impossível de existir, mas eu diria que se existir, é algo tão mínimo que não deve ser usado para obscurecer toda a maçonaria.

Com relação à difamação de figuras cristãs. Os especialistas não vêem nenhum motivo para tal, já que os maçons não são contra a crença em deus [qualquer divindade], pelo contrário, a crença em uma inteligência superior é o principal critério para ser convidado a ingressar na irmandade.

Outro tema que é bem popular, e acredite, eu já vi até professores universitários simpatizantes dessa idéia absurda, é a da Nova Ordem Mundial. Segundo os conspiradores, a maçonaria estaria tramando, desde sua origem, um plano para dominar o mundo e iniciar um único governo. É claro que seus adeptos contam com inúmeras “provas” disso, como símbolos nas notas de dólar, que acabam sendo interpretados com base no argumento a priori dos conspiradores de que existe de fato uma conspiração, então qualquer sinal, por mais tolo e despretensioso, passa a significar a prova de um plano secreto. É o famoso “cara eu ganho, coroa vc perde.” Na nota de 1 dólar existe uma pirâmide com o cume separado em forma de um “olho que tudo vê”. No post anterior expliquei o que isso significa. Os conspiradores adoram dizer que o olho significa que a maçonaria está à espreita observando o mundo e infiltrado nele. O olho seria a Nova Ordem Mundial construída pela maçonaria. Outros dizem que aquele olho tem a ver com os Iluminatti. Segundo essa teoria, o olho que tudo vê seria um símbolo Iluminatti e que a adoção dele pela maçonaria seria uma prova de que eles estão refugiados dentro da irmandade maçônica.

O fato de a maçonaria não obedecer a uma central, como um tipo de Vaticano maçom, é outro argumento que desaba as estruturas do argumento da Nova Ordem Mundial. Como uma organização sem um líder definido e sem uma forma de organização em escala mundial poderia planejar e botar em prática um plano tão ambicioso? Mas devo ressaltar aqui que não é por esse motivo que a maçonaria está mais fraca e menos presente no cenário mundial, atualmente. Uma lista com alguns maçons influentes: Hugo Chávez, Al Gore e Bill Clinton.


De maneira nenhuma essas intrigas são novidades na história da humanidade. Teorias desse naipe já foram criadas [e coexistem], só que tendo como personagens principais os extraterrestres, Templários, judeus, Iluminatti, 4º Reich e etc.

Mas e o deus com cabeça de bode? Por falar nisso... Os maçons realmente são os novos Templários?? De certa forma, esses dois assuntos se relacionam, e eu os considero os mais interessantes e os mais amplos, então deixarei pra falar mais detalhadamente sobre eles em um post específico! Aguarde!


1 comentários:

Unknown disse...

hum...conspirações.... :)

Postar um comentário