terça-feira, 11 de maio de 2010

Primatas Quase Humanos

+A +/- -A


Um artigo recente mostra um estudo bem interessante. Os primatólogos filmaram o comportamento de um grupo de chimpanzés após a morte de um dos membros do grupo e também fizeram vídeos e tiraram fotos de mães chimpanzés carregando os corpos de seus filhotes mortos.


No primeiro caso, os chimpanzés balançavam suavemente a cabeça da fêmea morta e acariciavam seu pelo, além de ficarem rondando o local por um determinado tempo como se estivessem verificando se a fêmea estava mesmo morta. Depois os chimpanzés pareciam evitar o local.

No segundo estudo foi verificado que as chimpanzés continuavam carregando os corpos de seus filhotes mortos. No link que disponibilizei lá embaixo tem as fotos dessas cenas e mais detalhes sobre o estudo.

Alguns psicanalistas e antropólogos, que tendem a achar que tudo é cultural, odiariam esse estudo porque segundo eles, esses estudos tendem a racionalizar, antropomorfizar os animais. Bom, acho que as evidências aí são bem claras. Falam por si mesmas. Atualmente acho bem dogmático continuar acreditando que os animais são robôs e que nós somos os únicos capazes de desenvolver emoções, por exemplo.Claro que os outros primatas possuem uma espécie de raciocínio simbólico e emoção primitivas em relação a nós, mas é evidente que eles possuem algum nível.
Há um tempo li um artigo na Scientific American que mostrava uma pesquisa feita com orangotangos da Oceania. A pesquisa foi feita em duas ilhas habitadas por esses primatas. Em ambas existia uma fruta típica que os orangotangos adoravam. O interessante é que os nativos de uma das ilhas usavam um galho como uma ferramenta para abrir mais facilmente o fruto. Os nativos da outra ilha abriam a fruta na marra, com as mãos. Segundo os pesquisadores, isso é um indício de cultura entre os primatas não humanos. Observou-se o uso de utensílios em um grupo e não em outro. Isso significa que o orangotangos de uma das ilhas, aprenderam a manipular os galhos e transmitiram esse conhecimento e/ou os outros observaram e repetiram o comportamento. Isso nada mais é do que humanos fazem ao copiar roupas, atitudes, gírias e etc. Agora estamos vendo que não somos assim tão únicos no Reino Animal. Talvez isso nos ajude a encarar a natureza com mais respeito, como se estivéssemos lidando com semelhantes.

Veja também: