sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Saucer Country, HQs Vertigo e tudo o mais

+A +/- -A


Nunca prestei muita atenção nos quadrinhos da Vertigo. Mas desde sempre, só olhando capas e títulos, me pareceram ser quadrinhos densos e profundos, de temas mais adultos mesmo. 

Ganhei de aniversário em junho um encardenado muito bonito graficamente: Vampiro Americano. A história é escrita pelo renomado autor de terror, Stephen King, que parece emprestar seu toque sanguinolento e pesado ao já famigerado gênero de histórias vampirescas, que hoje mais parecem ursinhos carinhosos incompreendidos do que mortos-vivos sedentos por sangue fresco (e humano). Ainda não comecei a ler, mas pelas folheadas que dei, parece ser uma obra e tanto. Isso me fez aguçar meu olhar para a Vertigo

 Esses dias na internet me deparei com a série intitulada Saucer Country. A capa era intrigante: uma mulher – parecendo uma política fazendo um discurso e logo atrás, na escuridão, silhuetas que lembram seres extra-terrestres. Para mim que adora o tema, foi um prato cheio. 

 Fiz o download do volume 1 e a história me pareceu muito interessante. Ela deixa o leitor um pouco no escuro, pois não aprofunda o dilema de nenhum dos personagens apresentados, só dá uma idéia do que está por vir. A mulher da capa é uma governadora americana se candidatando à presidência dos EUA e vivendo diversos dilamas que dizem respeito a como deve prosseguir com seu discurso e informações públicas em geral sobre sua vida. Uma loira, que imagino ser uma consultora para tais assuntos, aconselha que ela deve pintar o clássico quadro da pobre que conseguiu ascender politicamente e servir de exemplo para a nação. Mas a verdade é que ela descende de imigrantes ilegais, e isso – segundo a loira – é o que ela jamais deve contar. Também ocorrem cenas intrigantes com ela, em que ela avista silhuetas estranhas durante o banho, tem sonhos estranhos com seres estranhos e tal. 

O outro personagem introduzido é o professor universitário que é também um nerd fanático por ufologia, como parece indicar a arrumação personalizada – e bagunçada? – de seu quarto. Não fica claro se o personagem está tendo problemas mentais ou se ele realmente possui evidências de que existem extraterrestres que nos visitam, como ele alega em certo momento. 

Assim, a revista parece introduzir muito misteriosamente dois personagens aparentemente desconectados mas que já mostram um elo: a vida extraterrestres. Como fã do tema, estou ansioso por continuar a ler, mas a revista ainda tem só 4 volumes, então vou dar uma segurada. E, também, como fã da Vertigo, espero curtir a história para continuar lendo outras histórias desse universo que está se mostrando tão maduro quanto misterioso. E que depois venha o Vampiro Americano.