sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

A controvérsia do cumprimento no aikido: diferenças entre Ocidente e Oriente



O aikido, como arte marcial de tradição japonesa, é repleto de vários cumprimentos. Nos curvamos diante de nosso sensei, diante de nossos colegas mais graduados e dos menos graduados também, e, claro, diante da foto de Ueshiba (O Sensei). Pode parecer mera formalidade tola, mas esse é um costume de precioso valor simbólico e prático. Mas, muitas vezes, enfrentamos os problemas típicos de transportar uma tradição de outra cultura, para a nossa, a ocidental. Nesse sentido, algumas pessoas se sentem incomodadas, principalmente com a reverência a O Sensei. 

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

O que é meditação?

 Postado também no Socialmente

Há poucos anos atrás, o estudo científico da meditação era praticamente inexistente. Foi isso o que afirmou Philippe Goldin, um pesquisador da Universidade de Stanford, em uma palestra que ele deu sobre esse assunto na universidade. Entretanto, nos últimos anos, esse cenário mudou drasticamente. A meditação se tornou um dos assuntos mais “quentes” (e sexy) na psicologia e na neurociência. Ela é comumente associada ao Budismo, embora diversas culturas tenham desenvolvido e praticado ela ao redor do mundo desde tempos muito remotos (segundo a Wikipédia, desde que a humanidade existe praticamente O.O).

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

O que aprendi nas conversas sobre Silas Malafaia



Fevereiro está sendo um mês movimentado na internet graças à entrevista do pastor Silas Malafaia no programa da jornalista Marília Grabriela. Não me supreendi com nada que aconteceu ali, até mesmo o óbvio descontrole da apresentadora foi esperado, afinal, é difícil encontrar alguém que sobreviva serenamente às táticas e falas do pastor. Além de seu tom de voz agressivo e fala ininterrupta que constantemente interrompe o interlocutor, seus argumentos em si são tão radicais que é complicado manter a imparcialidade. 

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Por que o Batman não mata o Coringa? O dilema filosófico de Bruce Wayne

Quantas vidas você prejudicou, 
quantas famílias arruinou,
por deixar o Coringa vivo...?
E por que?Por causa de seu dever?
Seu senso de justiça? 
 – Jason Todd


O Coringa é o arquiinimigo do Homem Morcego. Já causou inúmeras mortes brutais. Surrou um dos Robins até a morte e torturou a filha do Comissário Gordon até que desse o último suspiro e depois ainda mostrou as fotos da mulher nua e acabada para o policial; e isso só para não mencionar as inúmeras mortes de cidadãos comuns de Gotham. Batman sofre com o Coringa, a população e a polícia também. Não seria melhor, então, que nosso herói mascarado acabasse de uma vez por todas com esse crápula? Muitos diriam sim, mas a resposta não é tão fácil assim se formos analisar profundamente o dilema moral de Bruce Wayne.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Sobre o meu ateísmo


“A mitologia pode, num real sentido, ser definida

como a religião de outro povo. E a religião pode,

num certo sentido, ser entendida como

uma incompreensão popular da mitologia.”

Isto és Tu – Joseph Campbell



Sempre fui ligado às religiões, apesar de não praticar nenhuma. Talvez isso seja um misto de interesse pessoal pelo Mistério juntamente com as influências da minha família, que sempre foi plural em suas crenças, me fazendo ir em igrejas, centros de religiões afrobrasileiras, centros kardecistas e etc. Ou, quem sabe, esse contexto em si foi o que produziu em mim o desejo de conhecer mais sobre essas coisas.



O fato é que hoje vejo que apesar de na minha infância ter sempre visto a mim mesmo como religioso – ou pelo menos crente em Deus – eu não era nada disso. Eu acreditava em nada mais que no Deus das lacunas. Sempre gostei muito de ciência, de forma que quando não podia explicar algo por ela, acabava apelando para a religião, milagres, influências de Deus, santos, anjos.